Estudo do Capítulo 1
A Bíblia, como livro de Deus tem respostas as mais freqüentes perguntas existenciais feitas pelo ser humano: “Quem sou eu?”, “De onde vim?”, “Por que estou aqui?”, “O que devo fazer?” e “Para onde vou?”
O livro de Eclesiastes certamente ajuda dando respostas a essas questões. Daí ser um livro extremamente digno de um estudo cuidadoso.
O antigo testamento nos apresenta dois homens extraordinários, no que se refere ao entendimento da vida: Jó e Salomão.
Jó nos apresenta a sabedoria de um homem que era extremamente rico e do dia para a noite, perdeu não apenas sua riqueza, como também teve seus filhos mortos em um só dia.
Em um dia Jó tinha a vida pela qual tanto lutou, no outro, estava em ruínas. Pobre e sem família, e ainda mais, gravemente doente.
Mesmo diante da aflição mais severa ele não negou a Deus, narra para nós o que é viver a aflição.
Já Salomão, era um homem muito experiente. Próspero e conhecedor dos prazeres da terra, ele contemplou no fim de sua vida que sem Deus, é tudo um grande vazio.
Dos versículos 1-11, ele nos mostra o aspecto material da vida e que por si só, se não vivermos com base em um propósito, a vida é monótona.
Portanto, ao ler Eclesiastes na Nova Aliança em Jesus precisamos orar para que o Senhor acrescente o Seu propósito a nossa vida, de maneira que possamos vive-la plenamente.
Talvez a maior contribuição do livro seja expor acertos, erros, observações e análises da vida por um homem idoso: Salomão, o autor do livro, e suas implicações para o leitor, especialmente os jovens. O conteúdo de Eclesiastes formam um conjunto de princípios (implícitos e explícitos) que ensina nas entrelinhas o modo de viver bem a vida, não deixando de expor sempre que “tudo é vão” se Deus não estiver nela.
E por quê o livro é importante? A melhor resposta é dada por Paulo em Romanos 15.4 “Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.”
Deus abençoe!
Miss. Tatiane Barcellos
Veja Também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário