Estudo do Capítulo 4
Em Eclesiastes 4 Salomão volta seu olhar para as pessoas que sofrem, e isso o deixou extremamente deprimido. Tanto que ele julgou ser mais feliz os que estão mortos, do que aqueles que vivem.
As tribulações são momentos de nossa vida em que temos que suportar algum tipo de tristeza. Salomão denomina esses momentos de opressões. A expressão “vi a violência na mão dos opressores” (v. 1), dá a ideia de que para ser oprimido, é necessário haver pelo menos um opressor.
Segundo o dicionário, opressão significa sujeitar alguém a fazer algo pelo emprego de violência. Podendo esta violência ser psicológica ou física, causando “lágrimas dos que foram oprimidos”. A vida de Jesus é um total contraste com este quadro.
O Seu ministério foi uma revelação do verdadeiro caráter de Deus, cujo atributo principal se chama "AMOR" (I João 4:8). O Seu convite aos oprimidos foi: “Vinde a Mim” (Mateus 11:28) e a Sua promessa foi: “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados” (Mateus 5:4).
Sobre isso, a esperança da Nova Aliança em Cristo nos dá respostas superiores. Sabemos hoje, que a humanidade sofre por causa da entrada do pecado.
Deus, ao colocar Adão e Eva , desejou para eles uma vida plena, como no Éden ,abundante, satisfação, mas o pecado atrapalhou. A morte foi introduzida, junto com as aflições e a luta por uma vida digna.
O equilíbrio natural criado na Terra, pelo Senhor, foi retirado. Salomão está contemplando as consequências disso, e apenas a volta de Jesus e a manifestação completa do reino de Deus nos fará voltar a plenitude de Deus.
Muitas pessoas atribuem a Deus, a culpa por todos os males que nos afligem na Terra. Mas estão erradas, colhemos o fruto de nossas próprias escolhas, e as escolhas da humanidade, excluem a Deus, Seu criador.
Que possamos escolher a boa parte como Maria fez; (Lucas 10: 42), e estar sempre atentos em fazer e obedecer ao que o nosso Deus requer de nós.
Deus abençoe!
Miss. Tatiane Barcellos
# Eclesiastes 1 - A Vaidade do Mundo
# Eclesiastes 2 - Desfrute a Vida com Temos à Deus
# Eclesiastes 3 - A Tempo para Tudo
# Eclesiastes 5 - Um presente de Deus
# Eclesiastes 6 - Sofrimento causado pela cobiça
# Eclesiastes 7- O valor de um bom nome
# Eclesiastes 8 - Os mistérios da vida
# Eclesiastes 9 - Aproveitando a Vida
# Eclesiastes 10 - Deveres dos Princípes e súditos
# Eclesiastes 11 - A Felicidade do Diligente
# Eclesiastes 12 - Tema a Deus
Nenhum comentário:
Postar um comentário