Eclesiastes 5 - Um presente de Deus



Estudo do Capítulo 5


        Em Eclesiastes 5, Salomão nos dá vários conselhos práticos. Eu destaco os que são referentes a Casa de Deus. Ele nos diz que ao entrar na Casa do Senhor, nos convém “guardar o pé”, isto é, devemos ser reverentes e considerar a santidade do lugar.
   
   Muitos cristãos na nova aliança, consideram a Casa do Senhor como lugar de pouca importância, pelo fato de sermos o Templo do Espírito Santo. Com isso, jogam lixo no chão, colam chiclete nas cadeiras, conversam, mexem no Smartphone, entre outras coisas.
   
    Santidade convém a casa do Senhor, o Templo é um lugar consagrado para louvar, adorar e cultuar a Deus.


     Ainda sobre isso, Salomão diz que não devemos nos precipitar como nossas palavras diante de Deus. Isso não significa que não podemos ficar à vontade para conversar com Ele, significa que não sabemos orar como convém e precisamos desesperadamente da instrução do Espírito Santo  para isso.
   
    Portanto, precisamos, sobretudo, pedir que Ele nos guia em oração e em nossas palavras.

 Estar na presença de Deus não é brincadeirinha ou faz-de-contas, antes é algo demasiadamente sério e profundo. Se levamos Deus a sério, ele nos levará também a sério; se o desprezarmos, seremos desprezados. Não que ele nos abandone e deixe de ser misericordioso e bom, mas não conseguiremos entender, ouvir nem se quer fazer a vontade dEle  e com isso estaremos seguindo direções erradas em nossas vidas. Nunca esqueçamos o que plantarmos também colheremos; na vida, se um agricultor plantar arroz no tempo da colheira irá colher arroz e não outra coisa como trigo feijão, milho etc... assim e na nossa vida, escolha  plantações que você gostaria de receber e plante em outra, como boas palavras, ações, gestos... cada coisa feita vai ter uma reação de volta seja hoje ou amanhã  ou demore um tempo, tenha certeza vai colher.
     Deus disse para Abraão para que ele andasse em sua presença e fosse perfeito. Isso se aplica a mim também e, com certeza, se aplica a você que lê/ouve este post e se aplica a cada um dos filhos de Abraão. Ande com Deus sempre, ainda que não imagine que ele está ali contigo, veja-o pela fé.
  
     É difícil a caminhada da fé porque não vemos com nossos olhos e temos de perseverar na fidelidade a Deus pela fé, sem ver. 
   
     Não é errado fazermos promessas, ou fazermos votos ou conversarmos seriamente com Deus, ou pedir-lhe algo para Ele realizar de forma fantástica; mas é errado não levá-lo a sério e se precipitar com nossos lábios em falas absurdas e motivadas pela emoção do momento. Sejamos sincero e honesto diante de Deus porque Ele vê todas as coisas mesmo quando ninguém está prestando atenção então: "Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra". (v. 2) O homem inconstante sentirá dificuldades, porque não se sujeita a realizar as coisas do jeito que Deus requer, e vai fazer da sua própria forma, sendo assim fica mais complicado e difícil, pois Deus se agrada da obediência, como diz em 1Samuel 15:22 "Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar".
   
    Eu resolvi levar Deus a sério! Sim, resolvi isso pela fé! Não vendo nada, mas acreditando que ele está comigo, conforme diz a sua palavra. 

Deus abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estudos Bíblicos

Estudo Bíblico     Um estudo bíblico nos aproxima mais de Deus, faz com que aprendemos qual é a sua boa perfeita vontade. Muitas vezes temos...