Estudo do Capítulo 7
Em Eclesiastes 7 Salomão nos apresenta sete coisas excelentes. Seu objetivo é encontrar algo que seja como um remédio para os erros cometidos e as aflições que agridem a humanidade.
• Um bom nome
Salomão diz que é melhor do que perfumes caríssimos, algo extremamente apreciado em seus dias e ainda hoje.
A reputação é algo que é construído com o tempo e dificilmente consegue ser disfarçada. Por exemplo, a fama de Jesus corria por toda a Palestina, como alguém que era Mestre vindo da parte de Deus. Mesmo os fariseus mais sensatos, reconheceram isso, como Nicodemos e José de Arimatéia.
Esteja atento ao que falam sobre você, porque o crente é um representante de Deus, na Terra.
• O dia da morte
Para Salomão a morte significa o fim de toda a tristeza, cansaço e aflição, causados pela vida. Devemos lembrar, que ele não tinha a revelação da Glória de Deus em Cristo e o conhecimento da eternidade não era tão amplo quanto hoje.
Porém, este não deixa de ser um dia precioso para o cristão. Pois marca o fim da carreira aqui na Terra, e o encontro definitivo com Jesus na glória.
•O velório
Este é um lugar maravilhoso para refletir sobre a vida e o que realmente importa. A morte é o fim de todo ser humano, salvo os que serão arrebatados por Jesus.
Muitas pessoas não param para refletir sobre o que realmente importa na vida, e vivem de alegria em alegria. E quando a morte ou luto vem, não sabem como lidar com elas.
• Melhor é a tristeza
Uma clara referência as aflições da vida. Nelas somos aperfeiçoados por Deus e melhorados no que se refere a valores. Obviamente que não é o desejo de Deus nos tornar infelizes, com isso, mas nos fazer enxergar a vida sob a perspectiva da eternidade.
• O valor da repreensão
Precisamos de pessoas que nos corrijam, exortem e repreendam. Não podemos nos cercar de quem só nos elogia, isso é um grande perigo, pois assim vamos estagnar.
As pessoas que nos repreendem, nos melhorar e tiram da zona de conforto.
• O fim é melhor que o começo
Começamos muitos projetos durante a nossa vida, com muita energia e empolgação, porém, nem todos chegam ao fim. Não frutificam. Devemos guardar a celebração para o final.
Começamos muitos projetos durante a nossa vida, com muita energia e empolgação, porém, nem todos chegam ao fim. Não frutificam. Devemos guardar a celebração para o final.
Não estou dizendo que não devemos começar com ânimo ou alegria, mas com foco. Muitas vezes achamos que a realização está em começar, mas é um erro. A realização está em terminar.
• A paciência
Precisamos entender que na vida as coisas não acontecem rapidamente. Não importa se você viveu no século XIX ou se vive no XXI. A vida é uma construção demorada. A impaciência não lhe levará a lugar algum, a não ser a frustração e mediocridade.
Se quiser uma vida de valor e futuro, pense no longo prazo. Estude e aprenda o máximo que puder. Observe a vida de outras pessoas na área que deseja crescer, leia biografias e procure imitar suas decisões, e sobretudo, veja quanto tempo elas levaram para chegar ao lugar que provoca admiração em outros. Essa análise lhe ajudará a traçar um plano de ação e orar, durante o processo.
Deus abençoe!
Miss.Tatiane Barcellos
# Eclesiastes 1 - A Vaidade do Mundo
# Eclesiastes 2 - Desfrute a Vida com Temos à Deus
# Eclesiastes 3 - A Tempo para Tudo
# Eclesiastes 4 - Melhor Dois do que Um
# Eclesiastes 5 - Um presente de Deus
# Eclesiastes 6 - Sofrimento Causado pela Cobiça
# Eclesiastes 8 - Os mistérios da vida
# Eclesiastes 9 - Aproveitando a Vida
# Eclesiastes 10 - Deveres dos Princípes e súditos
# Eclesiastes 11 - A Felicidade do Diligente
# Eclesiastes 12 - Tema a Deus
Nenhum comentário:
Postar um comentário