O Poder da Palavra


A Palavra tem Poder  
  
         Nossas palavras têm muito poder. Por sua palavra, Deus criou tudo que existe e suas palavras sempre se cumprem. A palavra de Deus é viva e cheia de poder. Jesus é a Palavra de Deus.
    Nossas palavras afetam nossas vidas e têm poder até sobre a vida e a morte! 
     A boca fala do que está dentro do coração. Com nossas palavras podemos nos condenar ou confessar Jesus como nosso salvador. Por isso, precisamos aprender a ter muito cuidado com nossas palavras.
   "Do fruto da boca de cada um se fartará o seu ventre; dos renovos dos seus lábios ficará satisfeito.
A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto."
(Provérbios 18:20-21) 

     A Palavra de Deus nos ensina a lêr, entender e praticar o que Deus quer de cada um de nós; aqui se trata de um dos milhares de conselhos que ela  ( a Bíblia Sagrada, Palavra de Deus,...) nos exorta a prestar atenção e praticar para evitar males piores na vida.

     "Não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem.” (Mateus 15:11)

     "Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai do homem é o que o contamina.” (Marcos 7:15)


    Seguem aqui as principais palavras que devem ser evitadas a todo custo, em nossas vidas:


Palavras a serem evitadas:


1- *Desgraça* - Condensa escuridão, quebranto e ausência do Divino.


2- *Merda* - Chama a podridão, a sujidade e adversidades.


3- *Filho da p...* - Evoca ódios e desavenças familiares.


4- *Maldito* -  Lança pragas e corporifica maldições.


5- *Burro/Idiota - Devem ser evitadas principalmente com crianças e filhos.


6- *Miserável* - Desenha a falta, indigência, pobreza e penúria.


7- *Danado* - Em sua base significa condenado, sofredor e perambulante, maldito, malévolo, mau, ruim. chamar alguém de “danado” é amaldiçoar pessoa, por que danado significa “condenado ao inferno”.


8- *Moleque* - Era um demônio da antiga Mesopotâmia, cujo nome original era Moloque, ao qual eram feitos sacrifícios de crianças. Na África, seu nome foi mudado para moleque, e assim veio para o Brasil.


9- *Coitado*- Desgraçado, desventurado, inditoso, desditoso, que ou quem é infeliz, desafortunado. Os etimogistas sérios ensinam que coitado, antes de virar adjetivo e substantivo, era o particípio de um verbo arcaico, “coitar” (atormentar, desgraçar, infligir sofrimento a). Vindo do latim vulgar coctare e parente distante do verbo “coagir”, coitar caiu em desuso, mas deixou sua marca em “coitado”, isto é, atormentado, vítima de dor ou desgraça.




    Sejamos senhores de nossa língua, para não sermos escravos de nossas palavras.


   "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai".( Filipenses 4:8)


    A bíblia nos instrui que o povo de Deus padece por falta de conhecimento.

Eis ai um conhecimento que precisamos compartilhar para que as pessoas não profetizem maldições, a si mesmo e aos outros.

 ➜ Alguns dos versículo da Bíblia para quem quiser se aprofundar sobre a 'palavra': 


Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das  juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

Hebreus 4:12

Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.           
Tiago 3:2 

Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que  falaram em nome do Senhor.
Tiago 3:5-10

Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. 
Mateus 12:34


Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão  de dar conta no dia do juízo.  Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.
Mateus 12:36-37  

 Quem é o homem que deseja a vida, que quer largos dias para ver o bem?  Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano.
Salmos 34:12-13 

 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.
Salmos 119:105
        
Há alguns que falam como que espada penetrante, mas a língua dos sábios é saúde. 
Provérbios 12-18   

A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra.
Provérbios 12:25

A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.
Provérbios 15:1  

  Existe muito mais sobre a palavra, estão aqui somente alguns dos versículo. Quem sentir de saber mais, deixe seu comentário que terei satisfação em responder.

Deus abençoe!


Miss. Tatiane Barcellos


Veja também:
# Como Guardar a Palavra de Deus em nosso coração.
# Estudo de Eclesiastes: Desfrute a Vida Com Temos de
 Deus




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estudos Bíblicos

Estudo Bíblico     Um estudo bíblico nos aproxima mais de Deus, faz com que aprendemos qual é a sua boa perfeita vontade. Muitas vezes temos...