Eclesiastes 8 - Os mistérios da vida



Estudo do Capítulo 8


          Em Eclesiastes 8 Salomão nos fala sobre a importante obediência devida aos governos humanos. Eles ocupam lugar de autoridade sobre as nossas vidas por permissão de Deus. Não importa se temem ou não ao Senhor, precisamos obedecê-los, salvo quando sua ordem fere nossa obediência a Deus.
    
     Um bom exemplo de submissão a Deus e aos homens é Daniel e seus amigos na Babilônia. Daniel pediu para que a eles fosse permitido comer legumes, em lugar do cardápio oferecido pelo rei, e o resultado deles foi superior. Mesmo sabendo que isso era agradável a Deus, Daniel não impôs, mas pediu. Outro exemplo, é o de Sadraque, Mesaque e Abdenego. Recusaram se prostrar diante do rei e foram jogados na fornalha, sem saber se Deus os livraria.
   
   Todos eles eram súditos exemplares, mas quando a ordem era para desagradar a Deus, eles não se submeteram.          Sobretudo, devemos ter em mente que o governo de toda   a Terra e os que nele habitam, pertencem ao Senhor. E os tiranos e os injustos serão por Ele julgados e punidos.

       Depois de falar sobre a injustiça e perplexidades da vida, Salomão nos ensina como nos mantermos firmes em tempos difíceis.
   Ele começa afirmando que a sabedoria é superior a qualquer coisa que possamos ter. Um homem sábio sabe interpretar as experiências da vida e conhece bem a diferença entre maldade e a bondade e entre os valores da cultura atual as boas virtudes cristãs. 
     Uma das recomendações dadas é: “obedeça às ordens do rei”; ' Eu digo: Observa o mandamento do rei, e isso em consideração ao juramento que fizeste a Deus"( v. 2)
     O servo pode até estar certo, mas não seria sábio para ele desafiar o rei quando não necessário.       Submissão às leis do país e de Deus é um requisito para desfrutar paz e segurança.
  
    O homem sábio sabe quando falar e quando calar. Ele conhece os métodos e procedimentos corretos e os segue. Ele reconhece as oportunidades e as aproveita; há um tempo e lugar para tudo. Ele sabe, porém, que uma das limitações humanas que mais causa ansiedade é não poder prever o que acontecerá a seguir. Por isso, confia a Deus o seu futuro.
  
     Salomão fala do que experimentou: aquele que faz o mal ao seu próximo destrói a si mesmo. Também viu pessoas más que se afastaram muito de Deus receberem elogios ao morrerem; porém elas foram esquecidas com o tempo  " Assim também vi os ímpios, quando os sepultavam; e eles entravam, e saíam do lugar santo; e foram esquecidos na cidade, em que assim fizeram; também isso é vaidade        (v.10).


     Nossas tarefas diárias têm um propósito –  elas servem como disciplina e edificação do nosso caráter. Por isso os homens não devem tentar ser sábios em sua própria opinião e acreditar que são capazes de entender as ações de Deus "Então vi toda a obra de Deus, que o homem não pode perceber, a obra que se faz debaixo do sol, por mais que trabalhe o homem para a descobrir, não a achará; e, ainda que diga o sábio que a conhece, nem por isso a poderá compreender" (v. 17).
    
     A atitude correta diante de Deus deve ser aceitar os dons que Ele nos dá e colocá-los em ação para Ele.
     Sejamos obedientes, observadores, sábios ao tratarmos de assuntos delicados na nossa vida para não cometermos erros. Vamos estar sempre vigilantes em oração (orar + ação) para que possamos entender o que Deus requer que façamos. Jesus disse: "Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e símpleces como as pombas". (Mateus 10:16).

Deus Abençoe

Miss. Tatiane Barcellos

Veja Também:
# Eclesiastes 1 - A Vaidade do Mundo
# Eclesiastes 2 - Desfrute a Vida com Temos à Deus
# Eclesiastes 3 - A Tempo para Tudo
# Eclesiastes 4 - Melhor Dois do que Um
# Eclesiastes 5 - Um presente de Deus
# Eclesiastes 6 - Sofrimento Causado pela Cobiça
# Eclesiastes 7- O valor de um bom nome
# Eclesiastes 9 - Aproveitando a Vida
# Eclesiastes 10 - Deveres dos Princípes e súditos
# Eclesiastes 11 - A Felicidade do Diligente
# Eclesiastes 12 - Tema a Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estudos Bíblicos

Estudo Bíblico     Um estudo bíblico nos aproxima mais de Deus, faz com que aprendemos qual é a sua boa perfeita vontade. Muitas vezes temos...