Os Hebreus no Mar Vermelho


Travessia do Mar Vermelho

      Veja o que está acontecendo! Aqui está Moisés, com a vara estendida sobre o mar Vermelho. Com ele estão os israelitas a salvo. Mas Faraó e todo o seu exército estão se afogando no mar. Como aconteceu isso?


   Aprendemos que Faraó mandou os israelitas embora, após a décima praga de Deus sobre os egípcios. Saíram uns 600 mil homens israelitas, e as mulheres e as crianças. Também saíram muitas outras pessoas que criam em Deus. Todos levaram consigo suas ovelhas, seus cabritos e seu gado.

   Antes de partir, os israelitas pediram aos egípcios roupa, e objetos de ouro e de prata. Os egípcios estavam com muito medo, por causa daquela última praga. Eles deram aos israelitas o que pediram.


  Após alguns dias, os israelitas chegaram ao mar Vermelho. Ali descansaram. No ínterim, Faraó e seus homens lamentaram ter mandado os israelitas embora. ‘Perdemos os escravos!’ disseram.


  Assim, Faraó novamente mudou de ideia. Aprontou depressa seu carro de guerra e o exército. Eles foram atrás dos israelitas com 600 carros especiais e todos os outros carros do Egito.


   Quando os israelitas viram Faraó e seu exército, ficaram com medo. Não havia meio de fugir. De um lado havia o mar Vermelho, e de outro lado vinham os egípcios. Mas o Senhor, pôs uma nuvem entre seu povo e os egípcios. Assim, os egípcios não podiam ver os israelitas para atacá-los.


  O Senhor disse então a Moisés que estendesse a vara sobre o mar Vermelho. Quando fez isso, Deus trouxe um grande vento oriental. As águas do mar foram divididas e retidas em ambos os lados.



   Então os israelitas atravessaram o mar em terra seca. Levou horas para os milhões de pessoas passarem a salvo com todos os animais. Por fim, os egípcios conseguiram ver de novo os israelitas. Seus escravos estavam fugindo! Entraram então no mar, atrás deles.



   Quando fizeram isso, Deus fez as rodas dos carros soltar. Os egípcios ficaram com muito medo e gritaram: ‘o Senhor está lutando pelos israelitas contra nós. Vamos sair daqui!’ Mas já era tarde.


   Foi então que o Senhor mandou Moisés estender a vara sobre o mar Vermelho, Quando Moisés fez isso, as muralhas de água voltaram e cobriram os egípcios e seus carros. Todo o exército havia ido atrás dos israelitas para dentro do mar. Nenhum dos egípcios escapou com vida!

  

   Como todo o povo de Deus ficou feliz com a salvação! Os homens cantaram agradecimentos ao Senhor, dizendo: 'Cantarei ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro'... Miriã, irmã de Moisés, tomou seu pandeiro, e todas as mulheres fizeram o mesmo. E, dançando com alegria, cantaram também: ‘O Senhor ganhou gloriosa vitória. Lançou no mar os cavalos e seus cavaleiros.’

   Aqui temos a primeira canção registrada nas Escrituras, escrita após a libertação do povo de Deus do poderio dos exércitos egípcios no Mar Vermelho. Dividido em três estrofes, o Cântico de Moisés começa, em cada uma delas, com louvor ao Senhor e termina com as ações pelas quais o Senhor deve ser louvado.
    O Senhor é louvado porque Ele é a nossa salvação. Seu nome tem poder, e por este poder os exércitos do Faraó não existem mais. Embora as forças do mal possam planejar a nossa destruição, a mão direita de Deus derruba o inimigo, puxando-nos para a segurança.
    Este ato redentor de Deus no passado nos dá a certeza de que não temos nada a temer no futuro. A última estrofe enfoca os futuros inimigos que serão enfrentados na conquista, “...pela grandeza do teu braço emudecerão como pedra...” (v. 16).
  Quando nos deparamos com certas impossibilidades, quando estamos encurralados na vida e não sabemos para onde ir, podemos encontrar segurança no “Cântico de Moisés”, que comemora a libertação do povo de Deus. Através dos eventos onde Deus interveio em nossas vidas, temos a certeza de que Ele nos plantará para sempre no lugar de Sua habitação (v. 17, 18).

   Esta grande esperança do fim de todos os problemas será a música de todos aqueles que estarão com Jesus no céu, na libertação do último dia quando estivermos junto ao “mar de vidro”(Ap 15:3).
Deus abençoe!

Miss. Tatiane Barcellos


Veja também: 

# Provas da Travessia dos Israelitas no Mar Vermelho
# Estudo de Eclesiastes: Desfrute a Vida Com Temos de Deus
# José do Egito - Filho de Jacó
# Família Projeto de Deus
# Jardim de oração - Getsêmani

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estudos Bíblicos

Estudo Bíblico     Um estudo bíblico nos aproxima mais de Deus, faz com que aprendemos qual é a sua boa perfeita vontade. Muitas vezes temos...